Quem somos

Formada por advogados, psicólogos e pedagogos, que atuavam com o litígio e acreditavam no conceito da Paz, resolveram aprimorar os seus conhecimentos na área da Mediação Judicial e Educacional, unindo a pessoalidade do atendimento com as técnicas da Mediação voltadas para resolução de Conflitos.

Com um corpo docente especializado para cursos, palestras, workshops no contexto escolar. Atuamos em todo o território nacional, com filial em Santa Catarina.

segunda-feira, 1 de junho de 2020

VIOLÊNCIA ESCOLAR - ALÉM DOS PORTÕES DA ESCOLA



“...A mente que se Abre a uma nova ideia jamais volta ao seu tamanho original..”

 

A Violência Escolar não está restrita aos limites das áreas escolares, ela pode começar e se desencadear além dos portões da escola.

Vários são os fatores que desencadeiam a violência no meio escolar dentre eles podemos citar a insegurança, angústia, problemas sócias e familiares, dificuldade emocional, falta de autocontrole, culturas diferenciadas dentro da escola, novas tecnologias, internet, celular, redes sociais, novas formas de aprendizagem e comunicação, o que propicia uma situação conflituosa manifestando a violência,

O medo causado pela violência escolar, atinge várias faixas etárias e todas as classes sociais.

Insano portanto pensar que em determinada idade ou classe social, a violência escolar se propaga em maior ou menor grau. Temos que olhar para o problema da violência escolar com muito cuidado, pois ao contrário do que se pensa, a violência escolar não tem que ser tratada apenas no âmbito pedagógico, ou seja, trabalhada somente dentro da sala de aula, ela deve ser vista e tratada como um problema social e que necessita de uma urgente ação governamental para dirimir ou até mesmo dissipar o problema.

 

Conhecendo e compreendendo como a violência se manifesta nas escolas poderemos mais facilmente encontrar um meio de solucioná-la.

Se pararmos para pensar na Violência transmitida na Escola, podemos notar que ela se apresenta por meio de constrangimentos físicos, verbais e que convivemos com pelo menos dois tipos de violência escolar, quais sejam:

As que se manifestam pelas palavras que intimidam, pela disputa de poderes, pelas repreensões, pelas cobranças, sejam de valores ou de atenção, entre tantas outras.

Esta violência é a que se volta para a possibilidade de brigas, punições onde as consequências acontecem com brevidade, quase que imediata e são facilmente perceptíveis, elas são denominadas de Violência Explícitas.

Temos ainda a Violência manifestada por expressões, olhares e gestos. Estas são as Violências Implícitas.

Então em meio a tantos fatores como resolver o problema da Violência Escolar?

A resposta está na Mediação Escolar pois é um método utilizado que procura promover o modo colaborativo de gestão de conflitos.

 

Suzete Sammarco


Foto de chuttersnap


Nenhum comentário:

Postar um comentário