Para
falarmos sobre o desenvolvimento humano nos dias atuais não podemos deixar de
mencionar o quanto a educação, o conhecimento científico e a cultura são peças
fundamentais para que o sujeito humano se desenvolva e evolua como tal
(Saviani, 1997; Duarte, 1998; Martins, 2013).
Para
a Pedagogia Histórico Crítica o ensino do conhecimento científico é o que
promove o desenvolvimento humano, por meio de um trabalho coerente para
produzir no indivíduo a humanidade. O ser humano desenvolve suas funções
psicológicas superiores por meio da educação, esta que é apropriada pela
cultura e seus elementos, sendo estes, necessários para a humanização. Sem essa
relação não atingimos o objetivo, ou seja, não há aprendizado nem
desenvolvimento humano.
O trabalho educativo é o ato
de produzir, direta e intencionalmente, em cada indivíduo singular, a
humanidade que é produzida histórica e coletivamente pelo conjunto dos homens.
Assim o objeto da educação diz respeito, de um lado, à da espécie humana para
que eles se tornem humanos e, de outro lado e concomitantemente, à descoberta
das formas mais adequadas para atingir esse objetivo. (SAVIANI, 1995, p. 17).
Assim,
como explica Duarte (1998, p. 1), podemos notar que para realizar o ato de
educar, o indivíduo não consegue fazê-lo sozinho, deslocando o importante fator
da vivência em conjunto dos seres humanos, logo podemos dizer que essa vivência
não é neutra e interfere grandemente no que nos tornamos e somos hoje.
A
educação transforma e desenvolve a sociedade. De acordo com Duarte (1998, p. 1)
“O trabalho educativo produz, nos indivíduos singulares, a humanidade”. Assim o
sujeito humano, por meio da educação se humaniza.
Para
que essa evolução aconteça não podemos deixar de citar a importante função do
docente. O papel do professor e o papel da escola no processo educativo são
fundamentais para que haja a transformação esperada. Segundo Duarte (1998, p.
3) “O trabalho educativo é, portanto, uma atividade intencionalmente dirigida
por fins”, pois o âmbito escolar é o local em que há transformação, (ou pelo
menos deveria haver) do senso comum em conhecimento científico e é o momento em
que o professor faz a transposição didática, na qual transforma o conhecimento
científico em saber escolar, tornando-o mais simples de se entender.
Porém,
o papel do professor não pode se limitar apenas a esta transposição, pois, para
que isso aconteça, o docente deve sempre buscar mais conhecimento. De acordo
com Saviani (1997, p. 1) “Considera-se que o professor em nível superior deve
ser também um pesquisador. Portanto, cabe a ele também produzir conhecimentos”.
Observamos então, que o professor deve sempre estar atualizado e buscando novos
conhecimentos.
Créditos:
Mariane Andrade
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