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quinta-feira, 9 de julho de 2020

A Função da educação, da escola e do professor no processo do desenvolvimento humano



Element5digital 

Para falarmos sobre o desenvolvimento humano nos dias atuais não podemos deixar de mencionar o quanto a educação, o conhecimento científico e a cultura são peças fundamentais para que o sujeito humano se desenvolva e evolua como tal (Saviani, 1997; Duarte, 1998; Martins, 2013).

Para a Pedagogia Histórico Crítica o ensino do conhecimento científico é o que promove o desenvolvimento humano, por meio de um trabalho coerente para produzir no indivíduo a humanidade. O ser humano desenvolve suas funções psicológicas superiores por meio da educação, esta que é apropriada pela cultura e seus elementos, sendo estes, necessários para a humanização. Sem essa relação não atingimos o objetivo, ou seja, não há aprendizado nem desenvolvimento humano.

O trabalho educativo é o ato de produzir, direta e intencionalmente, em cada indivíduo singular, a humanidade que é produzida histórica e coletivamente pelo conjunto dos homens. Assim o objeto da educação diz respeito, de um lado, à da espécie humana para que eles se tornem humanos e, de outro lado e concomitantemente, à descoberta das formas mais adequadas para atingir esse objetivo. (SAVIANI, 1995, p. 17).

 

Assim, como explica Duarte (1998, p. 1), podemos notar que para realizar o ato de educar, o indivíduo não consegue fazê-lo sozinho, deslocando o importante fator da vivência em conjunto dos seres humanos, logo podemos dizer que essa vivência não é neutra e interfere grandemente no que nos tornamos e somos hoje.

A educação transforma e desenvolve a sociedade. De acordo com Duarte (1998, p. 1) “O trabalho educativo produz, nos indivíduos singulares, a humanidade”. Assim o sujeito humano, por meio da educação se humaniza.

Para que essa evolução aconteça não podemos deixar de citar a importante função do docente. O papel do professor e o papel da escola no processo educativo são fundamentais para que haja a transformação esperada. Segundo Duarte (1998, p. 3) “O trabalho educativo é, portanto, uma atividade intencionalmente dirigida por fins”, pois o âmbito escolar é o local em que há transformação, (ou pelo menos deveria haver) do senso comum em conhecimento científico e é o momento em que o professor faz a transposição didática, na qual transforma o conhecimento científico em saber escolar, tornando-o mais simples de se entender.

Porém, o papel do professor não pode se limitar apenas a esta transposição, pois, para que isso aconteça, o docente deve sempre buscar mais conhecimento. De acordo com Saviani (1997, p. 1) “Considera-se que o professor em nível superior deve ser também um pesquisador. Portanto, cabe a ele também produzir conhecimentos”. Observamos então, que o professor deve sempre estar atualizado e buscando novos conhecimentos.

 

Créditos: Mariane Andrade


imagem: Foto de Element5 Digital  no Unsplash(element5-digital-OyCl7Y4y0Bk-unsplash)

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